1.2.13

Madrid Fusión - apresentações de chefs estrangeiros

Em época pós Ferran Adriá, o tema do Madrid Fusión 2013 foi "La Creatividad continúa". Talvez para incentivar a apresentação de novas técnicas. Porém, creio que as aulas que mais chamaram a atenção do público foram aquelas cujo foco foi o produto, o ingrediente em si. 

Também percebi uma (triste) preocupação de alguns chefs em "vender" ingredientes industrializados em suas aulas como, por exemplo, Quique Dacosta. O chef espanhol falou maravilhas sobre um produto coreano chamado Jang (creio que era um líquido feito com soja fermentada) para depois passar um vídeo sobre a importância da cozinha de terroir. Haja hipocrisia!




 Quando Andoni Luis Aduriz, chef do Mugaritz (3o melhor do mundo segundo a Restaurant Magazine), se dedica a usar o tempo integral de sua apresentação para "vender" sprays de massa de churro, tempura e tortilla, pressupõe-se que a crise econômica espanhola seja realmente seríssima. E, por incrível que pareça, após a patética "aula", o chef ainda foi aplaudido! Imagino o que teria acontecido se um "Zé das Couves" tivesse usado o palco do Madrid Fusión para fazer o mesmo... Provavelmente sairia do local debaixo de chuva
 de ovos e tomates.
  

A linha de spray de Andoni: tortilla, tempura, crema de queso (nisso os americanos já estão na frente, pois lá tem queijo em spray: o Cheez Whiz), churros e creme de confeiteiro. Cruzes!

Apresentação de Elena Arzak, filha do renomado Juan Mari.

Elena preparou uma campânula comestível verde para colocar sobre um prato de peixes. 
O sabor? Não faço a mínima ideia. Mas adianto que a criação deu uma trabalheira danada para a chef. Será que valeu a pena?

A campânula verde de Elena Arzak.

De sobremesa, Eleza Arzak preparou joaninhas comestível, inseto que vem sumindo da região de onde fica o restaurante dela. 

 As joaninhas comestíveis de Elena Arzak foram apresentadas em cima de um vidro posicionado sobre uma foto de um jardim.





 O austríaco Heinz Reitbauer, do restaurante Steirereck, deu a aula intitulada Pescados de Crianza em Alta Montaña. No final da apresentação, ofereceu aos presentes uma linda bandeja com fatias de frutas cítricas cristalizadas.


O suiço Stefan Weisner, do restaurante Gasthof Rossil, chegou a serrar troncos em pleno palco para servir de base para suas invenções. Que cada um tenha a sua opinião sobre o resultado acima.  

Homenaje "La Creatividad Continua": chefs espanhóis que fizerem o país se transformar no principal polo de gastronomia do mundo (ficou faltando a presença de Adriá) sobem ao palco para receber os aplausos do público.  


Campeones Del Mundo de Pastelería
Os confeiteiros que conquistaram a copa do mundo de confeitaria contam como prepararam a sobremesa campeã do evento.

Nenhum comentário: